Lajes de EPS (ISOPOR) ou Cerâmica?

16 de janeiro de 2017
Lajes de Isopor® ou cerâmica?

Quem trabalha com obras com certeza já ouviu falar em lajes de Isopor® e, se ainda não conhece, está na hora de saber mais sobre novas opções para a construção de casas ou negócios.

A maior dúvida das pessoas é: Quando escolher a laje de Isopor® ou manter a tradicional laje de cerâmica? Separamos alguns fatores para explicar com detalhes tudo o que você precisa saber para não ter dúvidas na hora de escolher os métodos e materiais para obter obras com a melhor performance e custo possível.

O que são as lajes de Isopor® e como funcionam?

Claro que sempre indicamos a contratação de um especialista na área, mas para ajudar no esclarecimento, as lajes de Isopor® ou EPS são lajotas recortadas de Isopor®, utilizados em lajes como elementos de enchimento e fôrma, diminuindo a carga nas estruturas e fundações.

A técnica utilizada para a laje de Isopor® inclui uma estrutura feita com vigotas de concreto e ferragem, criando suporte para o encaixe do EPS. Após essa estrutura de sustentação ficar pronta, são encaixadas as placas que formam a base da laje. Após a instalação completa, são posicionados escoras em pontos determinados para dar sustentação e assim o espaço entre laje e telhado é preenchido com concreto.

Algumas empresas, como a Knauf Isopor®, também dispõe de opções como as lajotas moldadas de Isopor®, para lajes treliçadas unidirecionais, que são resistentes às necessidades de trabalho e concretagem das lajes, possuindo rugosidades na superfície inferior proporcionando melhor ancoragem ao revestimento. Além do Isofoam®, que são chapas moldadas de alta densidade utilizados principalmente no isolamento térmico de lajes impermeabilizadas, dutos de refrigeração e tanques de água.

Quais os benefícios em adotar a laje de Isopor®?

Melhor do que conhecer os métodos e materiais, ainda é importante saber o motivo pelo qual investir. Separamos as principais vantagens no uso de lajes de Isopor®. São elas:

• Isolamento térmico: Ainda que algumas pessoas gostem da ventilação ambiente, de acordo com a temperatura local, com a laje de Isopor® é possível equilibrar a temperatura interna, sem absorver ou perder demais, assim mantendo um clima agradável.

• Flexibilidade e resistência: Apesar de serem mais leves, as lajes de Isopor® são muito resistentes e capazes de suportar até mesmo o deslocamento de pessoas sobre a estrutura, além de possibilitar a flexibilidade na moldura de medidas para cada caso específico, diminuindo as chances de erro com cortes. As placas de Isopor® também são ideais por terem menos problemas com trincas e quebras, e isso aumenta a vantagem deste tipo de material.

• Economia de mão de obra: com mais facilidade para o transporte e manuseio, se faz necessário menor número de contribuintes para realizar a obra, já que torna todo o processo mais eficaz. A leveza das placas permite carregamento maior no caminhão e manuseio rápido e fácil na hora de elevar as placas para o telhado. Além de ser uma opção para as conduítes de energia, que podem ser instaladas a qualquer ponto da laje.

• Menor consumo de escoramentos, aço e concreto: Constância do fator água x cimento, proporcionando cura adequada do concreto nas lajes.

• Isolamento acústico: O material também se sai muito bem como isolante acústico, e pode ser uma boa opção para sobrados ou até para casas térreas, isolando os barulhos externos.

• Obras mais ágeis: Com a rapidez em pelo menos um dor processos da construção já garante uma maior porcentagem de que a obra seja entregue na data prevista ou antes. A montagem inicial é mais ágil e dispensa o processo de secagem, tornando todo o restante mais rápido.

• Menor carga nas estruturas e fundações: Por ser mais leve, o Isopor® tem vantagem quando comparado a outras opções de lajes pré-moldadas. Ponto favorável já que a fundação da casa vai receber uma carga menor; o que pode resultar em um processo até mais rápido e econômico para o processo de fundação.

• Sustentável: Dentre todos os benefícios, você ainda estará ajudando o meio ambiente com um material 100% reciclável.

Qual o custo das lajes de Isopor® em relação à cerâmica?

Lembrando que neste artigo estamos tratando de Isopor® de alta densidade, que remete ao mais resistente, diferente de opções mais baratas, porém frágeis, e que acabam estourando na hora da concretagem, por exemplo.

Para você medir o custo x benefício e saber se vale a pena investir nas lajes de Isopor®, o custo médio é em torno de 25 reais o m². Apesar de ser pouca a diferença em relação à tradicional lajota de cerâmica, que sai 28 reais o m², é vantajoso apostar no EPS, uma vez que você deverá considerar os outros fatores que citamos como vantagens.

Fonte: https://www.mundoisopor.com.br/mercado/lajes-de-isopor-ou-ceramica

 

Deixe um comentário