Alvenaria Estrutural

9 de abril de 2010

A Editora PINI acaba de lançar o livro Alvenaria Estrutural, de autoria dos arquitetos Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese. A publicação aborda desde a metodologia do projeto arquitetônico até detalhes da execução da alvenaria estrutural, além de requisitos para a fabricação de blocos de concreto e ensaios para o controle tecnológico.

“A alvenaria estrutural tem sido a solução mais econômica para se projetar edificações, sejam elas residenciais, escolas, creches, hotéis, hospitais ou galpões industriais. Quando bem projetada, é uma alternativa muito boa para a construção de uma obra durável e de qualidade”, explica Carlos Alberto Tauil, ao se referir a um dos motivos que levou os arquitetos a escreverem o livro.
A publicação é uma reedição do livro “Alvenaria Armada”, lançado em 1981 por Tauil em parceria com Cid Racca. “Decidi então, junto com Flávio José Martins Nese, reeditar o livro mostrando a metodologia do projeto arquitetônico e os detalhes construtivos que tornam uma obra em alvenaria estrutural racionalizada”, conta Tauil.
O novo livro também apresenta as inovações do sistema nas últimas décadas, normas técnicas atuais, detalhes sobre coordenação modular, passo a passo de assentamento de blocos, equipamentos auxiliares, entre outros temas. A publicação possui, ainda, uma série de ilustrações e fotos, que a tornam um roteiro para a execução de um bom projeto.
O livro Alvenaria Estrutural é destinado a arquitetos, engenheiros civis, mestres de obra e demais profissionais da construção civil.
Serviço:
Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese
Editora PINI
183 páginas
Para mais informações e compras, clique aqui.

Deixe um comentário